A primeira pergunta que muitos fazem, principalmente os religiosos diz respeito a uma eventual ação divina, punindo os rebeldes através da fúria da natureza. Será isto verdade? Bem, em primeiro lugar, precisamos verificar que o maior e mais grave problema é que não é a ira divina que traz ao homem as tragédias. Mesmo crendo que em algumas situações de fato o Senhor traz punição a uma humanidade pecadora e rebelde que não valoriza o amor divino e desdenha do Eterno. Por outro lado, vemos que a grande maioria das tragédias que ocorrem mundo afora e que nestes últimos dias atingiu de maneira assustadora o Brasil, principalmente o sudeste, é a insensatez das pessoas que invadiram se apossaram e teimam em construir em áreas de risco e por isso sofrem as consequências. Também, o descaso dos governantes que precisam orientar, fiscalizar, punir aqueles que não cumprem as leis de proteção ambiental. Sem deixar de lado que o próprio governo precisa providenciar moradias dignas e seguras para a comunidade.
A maioria das tragédias são anunciadas, ou seja, antes que aconteçam dão sinais de que irão acontecer, mas como sempre, não damos ouvidos, até que nos pegam de "surpresa".
Temos visto a humanidade devastar a natureza, destruir os ecossistemas, agir sem limites, até que o caos se instale. É bem verdade que alguns eventos dão a impressão de que não teve interferência humana, mas analisemos apenas um exemplo que acho, ter tudo a ver: A humanidade tem explorado o petróleo que é um líquido que vem sendo retirado anos a fio. Este líquido ao ser retirado vai criando um vazio cada vez maior nas profundezas da terra, as placas de rochas que estavam assentadas e envolvidas por este petróleo tem agora espaço para se deslocarem e com isso, surgem os terremotos. Não sou geólogo, mas creio que isto possa acontecer e se estou enganado, que me desculpem os entendidos. O mesmo petróleo retirado, mesmo sendo utilizado para uma infinidade de boas coisas, também produz uma poluição terrível em toda terra, destruindo a saúde da humanidade e do restante dos seres vivos, isto sem falar dos desmatamentos e das queimadas infindas.
Então, será que é Deus que tem punido o ser humano ou é a própria humanidade que está se auto flagelando?
