RECARGA DE CELULAR

terça-feira, 13 de agosto de 2013

ONDE ESTÃO AS SEMENTES?



Onde estão suas sementes?


Certo homem foi em seu celeiro e dali recolheu uma boa quantidade de sementes para serem plantadas. Diferentemente  da maioria dos agricultores, que primeiro trabalham a terra para que a mesma possa, após ser preparada, receber as sementes para no seu tempo devido produzir a 30 a 60 e a 100 vezes mais a quantidade plantada, o homem com isso não se preocupou. Tomou em suas mãos as sementes e foi espalhando-as aleatoriamente. 
Certa quantidade caiu à beira do caminho e as aves vieram e comeram. Veja que aves aqui representam a ação do inimigo que rouba a semente das pessoas. Certa quantidade caiu em terreno pedregoso, com pouca terra, logo brotaram e assim como brotaram morreram. Veja que por não ter raiz, as tribulações e preocupações da vida logo lhe conduzem para longe do Senhor, pois não permanecem na Palavra. Certa quantidade caiu entre espinhos que ao crescerem em torno da semente, logo a sufocam. Veja que as preocupações com a riqueza e busca insensata pela ter sem confiar no Senhor, lhe conduzem a uma vida infrutífera. Mas, certa quantidade caiu em terra boa, arada, limpa tratada, adubada, esta sim, deu muito fruto. 


O que distingue uma semente da outra é o terreno onde a mesma foi lançada. Jesus disse que a semente é a Palavra de Deus, que ao ser lançada pode dar ou não fruto, dependendo de qual tipo de terreno ela está sendo lançada. Algo é certo; toda vez que o semeador lançar em terra fértil a semente irá brotar e dar muito fruto. Mas imaginemos que você seja o semeador e ao seu redor  apenas um caminho árido, ou terreno pedregoso, ou até mesmo, só espinhos, o que você faria? 
Qual é a lógica para todo trabalhador que trata com a terra? Será que as sementes caídas à beira do caminho deveriam ser lançadas ali, ou as do terreno pedregoso, ou até mesmo as dos espinhos? Que lições, poderemos tirar desta parábola? Reflita: O que você fez com suas sementes? Em que terreno lançou suas sementes, você gastou tempo preparando o solo?

terça-feira, 9 de julho de 2013

OS CAMINHOS DO REINO

OS CAMINHOS DO REINO
Quando João Batista recebeu do Senhor a sua ,missão, foi orientado a comunicar aos israelitas que o Reino de Deus estava próximo. O povo como sempre, pensava apenas no plano terreno, mas João estava falando do reino Espiritual.
Ele, João tinha a missão de preparar o Caminho do Senhor, onde o próximo agente, que substituiria o próprio João iria estabelecer o Caminho já preparado por João.
A missão de João: “Preparai o Caminho do Senhor”. E  a voz que clamava no deserto, iniciou o estabelecimento do Caminho.

Jesus afirmou: Eu Sou o Caminho. Assim como Ele é a Porta. Que não consegue trilhar este Caminho, certamente será impedido de entrar no Reino de Deus. Não há nenhum outro meio, mesmo que tentem através de argumentos, afirmar que há outra forma de se entrar no Reino de Deus, não há condição.
Quando as pessoas deliberam viver meramente no plano terreno, mesmo afirmando ser pertencentes ao Reino, certamente suas formas de vidas demonstrarão onde de fato elas estão vivendo.

Existe um insistência por parte do Senhor para que vivamos os caminhos do Reino, na verdade O Caminho.
Não existe a menor possibilidade de vivermos nos dois planos, terreno e celestial. Com isso, não estou querendo dizer que devemos simplesmente deixar esta existência terrena para nos voltarmos totalmente para com o espiritual. Não é isso. O que afirmo, é que quando vivemos no plano espiritual, poderemos enxergar o plano terreno como uma forma de demonstrarmos nossa prática de vida espiritual. Assim, o plano terreno na verdade passa a ser parte de nossa vida espiritual e não será mais o plano terreno que dominará nossa vida. Somos agora participantes do Caminho que é Jesus e isto refletirá no nosso modus vivendi terreno.



O nosso Pai Celestial nos conduzirá a vivermos o Reino de Deus aqui na terra até a sua volta, onde de forma completa participaremos dos Caminhos do Eterno, ou seja, do Caminho que é Jesus.

DOUTRINANDO OS FILHOS NO MELHOR CAMINHO

A IMPORTÂNCIA DO DOUTRINAMENTO DOS FILHOS

Muitos anos atrás, em uma conversa com um colega de trabalho, o mesmo me questionou a respeito da liberdade dos filhos em decidirem seu próprio futuro religioso, e em outras áreas da vida.

Lembro-me de ter falado para ele que diferente de muitos, penso que é muito importante encaminhar meus filhos enquanto em fase de formação, justamente porque é na infância que poderemos auxiliar nossos filhos nas decisões futuras que tomarão em todas as áreas da vida.
Doutrinar os filhos enquanto infantes irá proporcionar a eles uma base para suas decisões futuras, mesmo que as mesmas não se coadunem com nosso pensamento ou desejo.
É bem possível que alguns filhos, mesmo sendo bem orientados doutrinariamente, irão buscar alternativas para suas vidas, mesmo que nestas decisões esteja a não opção por Deus.
Vejo que normalmente, por experiência e exemplos que nos acercam, geralmente uma criança sendo bem encaminhada na doutrina evangélica, dificilmente deixará de seguir, principalmente quando seus pais são referência para suas vidas.

Por outro lado, pais que vivem somente de teoria, não terão como reter seus filhos nas reuniões da igreja, nem mesmo em casa.

Também, existem filhos que simplesmente não querem saber do evangelho nem das orientações morais dos pais. São filhos rebeldes por natureza, e só irão refletir sobre a vida e suas complexidades depois de muito sofrerem.

Mesmo assim, é de fundamental importância que os pais insistam em conduzir seus filhos à doutrina das sagradas letras que os farão sábios para toda boa obra.

Somente assim, os pais terão cumprido sua parte no planejamento divino de formar famílias estruturadas. Pois não há como ter estrutura familiar se a ministração doutrinária não for uma pratica diária da família, conduzindo seus filhos ao conhecimento d a verdade.


Desta forma, a instrução “ensina o menino o caminho em que deva andar e mesmo grande não se desviará dele”, passa a ser válida, pois na maioria das vezes os filhos seguem a doutrina básica de ser seguidor de Jesus nesta vida.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

O QUE É MELHOR ESTADIO OU ESCOLA?

Vi pela TV as manifestações do chamado Movimento Passe Livre, protestando contra os aumentos nas passagens nos meios de transportes pelo Brasil afora. Na verdade, não sou, nem deveria ser contra protestos que são dignos, pois as passagens aumentam mas o sistema de transporte é via de regra precário em todo país. Mas, o que mais me deixa indignado é não se fazer protesto contra as construções faraônicas de estádios pelo Brasil, a preços exorbitantes, com muito desvio de recursos, e outras coisas mais que não vale a pena dizer.
Em um país carente de infra estrutura básica para a sociedade, sem sistema de esgoto, agua encanada, sem escolas, sem hospitais, investe-se em estádios?!. Isto é Brasil!
Temos que ficar indignados com essas inversões de valores e prioridades em nosso país. Os governantes estão gastando, gastando, endividando e a dívida interna já ultrapassa em muito os 2 trilhões de reais.
Não controlam a inflação, pois eles são os responsáveis por ela.
 
Dizem que estão gerando emprego, construindo estádios, mas não gerariam mais empregos construindo escolas, hospitais, centros de saúde, e outros prédios que serviriam para a utilização da população?
Não geraríamos mais empregos para os profissionais da saúde, da educação, e de outras áreas?
Dão bolsa família para pessoas carentes, mas não lhes dão capacitação para gerarem seus próprios recursos e progredirem na vida.
Dizem até que já existe uma nova classe média, e nela estão as pessoas que ganham 2 salários mínimos, chamam de classe C, mas deixam de dizer que esta parcela da população, não tem casa para morar e paga mais da metade do que ganha com aluguel, e passa o restante do mês, tendo que pedir empréstimos para saldas as contas do mês.
Deixo meu protesto contra essas construções de estádios no Brasil. Infelizmente muitos vão ficar às moscas. Quem sabe sirvam como centros de ensino adaptados no futuro.
E quanto aos protestos, que continuem, pois isto é saudável para uma democracia. Mas não precisam bater nas pessoas, eles exercem seu direito de se manifestar.
 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS

Dias atrás, num domingo no início da manhã, talvez umas cinco e meia da manhã, fui despertado com um versículo bíblico martelando na minha mente. "O justo viverá da fé, e se ele recuar a minha alma não terá prazer nele. Hebreus 10.38" e complementado "Ora sem fé é impossível agradar a Deus; Pois é necessário que aquele que se aproxima de Deus deve crer que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11.6".
Passei a pensar naquelas palavras que vieram tão nítidas em minha mente, como se alguém estivesse repetindo para mim, insistentemente.
Como pregador, estava preparando uma mensagem no livro dos Salmos, capítulo 42, mas diante da insistência do texto em minha mente, não tive como deixar de lado e logo preparei a mensagem que foi pregada no domingo à noite na Igreja Batista Chácaras Reunidas, aqui em S. J. Campos.
Em primeiro lugar, veio em minha mente que não há nenhuma pessoa justa no mundo, pois em Romanos 3.10, diz que não há nenhum justo, nenhum sequer neste mundo formado por pecadores, logo, injustos, e assim, sem condições de por si só, desenvolverem a fé. A fé é uma condição para justos, não para injustos. Então pensei, como pode ser isso, uma vez que todos são absolutamente injustos?
Para meu alivio de toda a humanidade, há um só, justo, representante do ser humano, o substituto ideal, o homem Jesus, que por sua justiça, justificou a muitos. Aí, li em Romanos 5.1 que nós, sem distinção podemos ser justificado ao crermos em Jesus o Cristo, assim, estaremos sendo declarados Justos diante de Deus. Na medida que somos conduzidos pela semente fé plantada pelo Espírito Santo em nosso coração e assim, teremos a possibilidade de crer em Jesus, fazendo com que a fé vá crescendo dentro de nós. Isso vemos quando o apóstolo Paulo escreve: "de fé em fé". É o exercício da fé. Não a fé nos próprios esforços e métodos. Não a fé no seu potencial, tipo, você pode, você consegue. Mas a fé, confiança plena, no que Deus há de fazer em sua vida.
E sabemos o que a Bíblia diz, que fé é a certeza do que se espera e a prova do que não se vê. Em outras palavras, fé é crer no que não vemos pois só pode ver o invisível, quem crer.
Se não desenvolvermos a fé, não teremos condições de agradar a Deus. É com alguém que diz que crer e vive desconfiando. A desconfiança é falta de fé, é falta de submissão, é falta de temos, é falta de obediência. É como se alguém dissesse: Deus não existe. Na verdade, toda pessoa que diz que crer em Deus e acredita que por exemplo o muito foi obra do acaso, da evolução, etc... a rigor não crê na existência de Deus.
Por outro lado, aqueles que se aproximam de Deus, creem que ele existe, e todo que crê que o Eterno exista, recebe os benefícios prometidos pelo Criador. Ele é galardoador dos que o buscam. Em outras palavras, Ele dá presentes, bênçãos aos que nEle confiam, que depositam sua fé nEle.
Que bom não é mesmo? Você crendo, tendo fé, recebe o que Ele tem de melhor para sua vida. E saiba que o melhor tem início que o maior presente para todo aquele que crê: A vida eterna, e mais, todas as demais coisas que você NECESSITA, serão acrescentadas.